domingo, 11 de outubro de 2009

ENEM & VESTIBULARES

Foto de Giulio Di Sturco, imagem premiada no World Press Photo 2009, com o desfile em andamento, modelo corre pelos bastidores da Índia Fashion Week, realizada em Délhi, em outubro de 2008.

A imagem acima passa muita pressa. A moça corre, e sua expressão denota mais do que urgência; há certo desespero. Ela não está perdendo o trem nem sendo perseguida. É uma modelo a trabalho, os bastidores da Índia Fashion Week. De autoria do italiano Giukio Di Sturco, a fotografia foi premiada no World Press Photo 2009. Se está ao lado de imagens de guerras, desastres, competições e dramas humanos na galeria dos ganhadores, é porque fala de aspectos do mundo moderno: o sucesso e a beleza, mas também a pressão.
Na preparação para o vestibular, vive-se um sufoco. Tem-se a impressão de que é preciso ler tudo, estudar tudo e saber de tudo para ter uma chance. Mas, tão importante quanto o conhecimento, é a calma e a reflexão.
O novo ENEM apesar das modificações continua dando muita importância à competência leitora. Ao mesmo tempo em que pressupõe o domínio do currículo do Ensino Médio, em suas diversas disciplinas, mantém a ênfase na exigência de que o estudante leia as questões com atenção, compreenda o enunciado, analise os elementos apresentados e, em muitas delas, encontre nas perguntas os elementos para a resposta. Claro que, como a prova terá 180 questões, será preciso ter energia e dedicação para manter o foco do começo ao fim.
No ENEM e nos vestibulares, espera-se também um conhecimento do que se passa no mundo. E, todo dia, há um bombardeio de milhares de informações via internet, TV, rádio, jornais, revistas... Os fatos se misturam, numa teia de difícil entendimento. Por isso, utilize esse canal para sanar suas dúvidas, trocar ideias e aprofundar seus conhecimentos.
Lembre-se que os mapas, as fotos, os gráficos e as tabelas ajudam a ampliar as dimensões da informação e ainda servem de treino. Nos exames, sua capacidade de compreendê-los será avaliada.
Após o vazamento da prova a UNICAMP e a USP decidiram por não utilizar as notas do ENEM, o que provocou maior pressão sob os candidatos.
O esforço e a dedicação aliados ao equilíbrio físico e mental dos candidatos garantem um ótimo desempenho para os exames e para a futura vida profissional, em época de intensa pressão, competitividade, velocidade, efemeridades e cobranças.
Uma ótima dica é a resolução da prova do ENEM que não foi aplicada, mesmo para aqueles candidatos que não se beneficiarão, já que muitos vestibulares valorizam as habilidades e competências, além dos conceitos. Selecione quais habilidades necessitam de mais atenção (ler gráficos, utilizar charges ou mapas e outras) e/ou conceitos que não ficaram entendidos. Se estiver preparado para o exame aproveite para revisar pontos essenciais de cada disciplina e informar-se sobre o que acontece no Brasil e no mundo. Há pelo menos 40 dias para aqueles candidatos que perceberam que muitos conceitos precisam de revisão mais detalhada, portanto, organize uma agenda semanal de estudo extra.

grande abraço
Edvaldo
parte deste texto foi extraído da revista Guia do Estudante
Atualidades e vestibular + enem
ediçao 10

Nenhum comentário:

Postar um comentário