quinta-feira, 29 de outubro de 2009

1a. série EM - gabarito

Gabarito – módulo O domínio dos Mares


Pág. 12 e 13

1 – a) Para Fernando Pessoa a conquista dos mares foi uma façanha do povo português e não apenas do rei, dou dos navegadores, ou dos comerciantes.

b) Quem tem poder controla ou tona-se proprietário das riquezas naturais; ou, aquele que conquista essas riquezas tona-se poderoso.

2 – O desenvolvimento do comércio marítimo ampliou e consolidou o capitalismo comercial, ou mercantilismo, além de haver transformado grande parte do mundo em mercados fornecedores e/ou consumidores.

3 – a) A América do Norte foi desenhada como se fizesse parte da Asia.

b) A Espanha. Porque é o único pais europeu indicado no mapa.

4 – alternativa A

5 – a) Pela boa aceitação dos produtos no mercado europeu.

b) Catequese da população nativa; trabalho missionário de várias ordens religiosas, que também usavam a exploração colonial para enriquecer a entidade; expansão da Contra-Reforma; utilização do ensino para difundir os valores católicos.

Pág. 19 e 20

1 – Ao substituir os documentos originais pro outros com a sua versão da história, os europeus apagaram os registros dos povos americanos, impedido que pudéssemos conhecer os fatos na versão dos povos dominados.

2 – A religião garantia o poder absoluto dos reis (política).

3 – Porque exploravam os povos conquistados por meio da cobrança de tributos.

4 – alternativa E

Pág. 31

1 – Portugal e Espanha assinaram o tratado de Tordesilhas na tentativa de garantir exclusividade sobre as rotas comerciais do Atlântico, afastando outros países que poderiam fazer concorrência.

2 – alternativa B

3 – alternativa B

Pág. 43 e 44

1 – I . V / II . V / III . V / IV . F / V . V

2 – alternativa B

3 – O tratado de Tordesilhas dividiu a América entre Portugal e Espanha, ignorando a divisão geopolítica estabelecida anteriormente pelas varias nações indígenas.

4 – F V V V

Nenhum comentário:

Postar um comentário