quinta-feira, 29 de outubro de 2009

9o. ano - gabarito - apostila 3 - unidade 5 e 6

Unidade 5


Pág. 11

1 – D

2 – V F F F

3 – O favorecimento da produção do Cage e do leite caracterizou a 1ª. República.

1 – Os interventores foram as pessoas indicadas por Getúlio, logo após assumir o cargo de presidente em 1930, para governar os Estados.

2 – Vargas tomou uma serie de iniciativas para amenizar o confronto com as elites regionais que resistiam a sua política, em especial a elite de SP. A convocação de Assembléia Constituinte foi uma forma de atender a essas elites e as demandas do movimento constitucionalista de 1932.

Pág. 12

3 – Essas organizações políticas – Ação Integralista Brasileira (AIB) e a Aliança Nacional Libertadora (ANL) – formaram-se com a intenção de propor programas para ajudar a resolver a crise econômica que o país passava e novos rumos políticos.

1 . As imagens se relacionam com campanha política.

2 . Os cartazes se referem à campanha presidencial de 1930.

3 . O primeiro cartaz traz o nome do candidato governista Julio prestes. O segundo cartaz o nome de Getulio Vargas, candidato da Aliança Liberal.

Pág. 13

1 . As condições de vida eram "insuficientes e precárias", pois os salários tinham um baixo poder de compra mesmo para cobrir as necessidades mínimas com habitação, alimentação e vestuário.

2 . Porque, com um salário de baixo poder de compra, os trabalhadores também podiam ser considerados pobres.

3 . De acordo com a autora, entre os anos pesquisados não houve nenhuma mudança nas condições de vida do trabalhador em relação aos baixos salários.

Pág. 20

1 . Getúlio Vargas / poder / Plano Cohen / comunistas / farsa / forjado / integralistas

2 . Todas GV

3 . a) São as iniciais da Força Expedicionária Brasileira, criada para participar da Segunda Guerra Mundial.

b) Potências do Eixo é o nome dado aos países liderados pela Alemanha durante a Segunda Guerra: Itália, Japão e Alemanha.

c) Nome dado aos países que lutaram contra os países do Eixo: Estados Unidos, Grã-Bretanha, França, União Soviética, China, Brasil.

4 . B A C

Pág. 21

1 - O motivo inicial foram os ataques a embarcações no litoral brasileiro.

2 - Deveu-se aos créditos obtidos junto aos Estados Unidos e à assinatura de acordos comerciais que favoreceram o país.

3 - Participou com o envio de tropas para lutar na Itália contra os nazistas; com a permissão para que uma base norte-americana se estabelecesse no nordeste do país; e com o fornecimento de borracha e minérios destinados à indústria bélica.

1 . Getúlio Vargas, presidente do Brasil, e Franklin Delano Roosevelt, presidente dos Estados Unidos da América.

2 . Estabeleceram relações de cooperação entre os dois países tanto comerciais quanto de apoio na 2ª. Guerra Mundial, por exemplo.

Pág. 27

1 . a) Departamento de Imprensa e Propaganda. b) Ano de criação 1939.

c) Elaborar e difundir a propaganda do Estado Novo junto às camadas populares, que era veiculada por meio do rádio e da imprensa. O DIP também deveria realizar a censura (eram proibidas quaisquer manifestações contrárias ao governo), festas comemorativas, além de exposições e concertos.

d) Rádio e imprensa.

2 .

Ministério da Educação e Saúde Realizou reformas que estabeleceram um currículo seriado, a frequência obrigatória e a exigência do diploma de nível médio, chamado na época de secundário, para o ingresso no ensino superior. Também se incentivou o ensino profissionalizante. No nível superior, procurou-se estabelecer os alicerces de um sistema universitário nacional e deu-se preferência à criação de universidades em vez de um conjunto de escolas superiores isoladas.

Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN) Sua função era representar simbolicamente a identidade e a memória da nação.

Instituto Nacional do Livro Era uma organização voltada para a expansão do número de bibliotecas públicas em todo o território nacional.



3 . propaganda / crianças / controle / verbas / estrelas / valores e comportamentos

Pág. 28

1 . Foi a política segundo a qual o governo Roosevelt, dos Estados Unidos, pretendia estimular o bom relacionamento entre os brasileiros e os norte-americanos. Exemplo disso foi a criação do personagem Zé Carioca pelos estúdios Disney.

2 . O rádio foi um instrumento que, por um lado, integrava o ouvinte a uma coletividade, fazendo das aspirações e sentimentos individuais parte das aspirações e sentimentos de toda a nação. Por outro, o rádio tornou-se um instrumento de propaganda política fundamental do governo de Vargas.

3. A linguagem coloquial tinha como objetivo ampliar a audiência do rádio e popularizá-lo, pois o analfabetismo era muito grande no país. Por esse motivo, os locutores se especializaram na utilização de expressões populares e aos poucos os programas de rádio passaram a representar a vida dos ouvintes e, ao mesmo tempo, a interferir em seus costumes.

1 . O sorriso e a afetuosidade de Vargas e o contentamento estampado no rosto da menina; o menino, circunspecto, segura uma bandeira brasileira. A propaganda procurava relacionar a alegria e a harmonia da cena à figura do presidente e seu governo.

2 - Vargas teve a educação das crianças como uma de suas metas de governo. Na imagem, ele aparece com crianças, de forma carinhosa, tendo ao fundo a bandeira brasileira, que representa a Pátria, aqui associada a sua pessoa.

Unidade 6

1 . Potências adversárias = EUA e URSS.

Sistemas políticos opostos = Capitalismo e socialismo.

Características = Disputa por áreas de influência sem conflito direto das superpotências; corrida armamentista e espacial; utilização da propaganda (cinema, história em quadrinhos etc.) para ampliar a influência; exploração do esporte para provar a superioridade de cada sistema.

Planos econômicos = Plano Marshall: lançado pelos EUA em 1946, era um programa de recuperação econômica para a Europa ocidental. Comecon: lançado em 1949 pela URSS, com o objetivo de integrar a economia do bloco socialista e auxiliar financeiramente o Leste europeu.

2 . Período = 1950-1953 / Países envolvidos = Coréia, EUA e URSS. / Armistício = Tratado de Panmunjon. / Desfecho = A manutenção da divisão do território em Coréia do Norte e do Sul a partir do paralelo 38°.

3 .

Nome da aliança militar = Otan - Organização do Tratado do Atlântico Norte / Pacto de Varsóvia.

Ano de fundação = 1949 / 1955

Países membros = EUA, Alemanha Ocidental, Bélgica, Canadá, Dinamarca, França, Grã-Bretanha, Grécia, Islândia, Holanda, Portugal, Luxemburgo, Noruega e Turquia // URSS, Alemanha Oriental, Polónia, Romênia, Tchecoslováquia, Bulgária e Hungria.

4 . 1957 = O satélite soviético Sputnik II levou o primeiro ser vivo ao espaço, a cadela Laika.

1961 = Yuri Gagárin, astronauta soviético, tornou-se o primeiro ser humano a viajar pelo espaço.

1969 = O astronauta norte-americano Neil Armstrong pisou em solo lunar.

pág. 48

1 - A expressão Guerra Fria foi forjada para designar o conflito ideológico entre o capitalismo e o socialismo. A intensa rivalidade foi considerada "fria" porque a tensão entre os dois países não levou a uma guerra de fato. O equilíbrio do poder bélico entre os dois países, principalmente nuclear, dificultava uma guerra direta e total. O resultado da disputa entre as duas potências foi a formação de um mundo bipolar, dividido entre a influência norte-americana e a soviética, o capitalismo e o socialismo.

2 - A Cortina de Ferro seria uma barreira para impedir o avanço soviético (comunista) no mundo. Seguindo a ideia proposta por Churchill, o presidente dos EUA, Harry Truman, lançou em 1947 a Doutrina Truman, uma ofensiva contra a expansão comunista no mundo, baseada no auxílio militar e financeiro aos países que quisessem lutar contra a opressão soviética.

3 - a) Era uma comissão criada pelo senador Joseph McCarthy, com o objetivo de investigar e perseguir as pessoas acusadas ou suspeitas de realizar atividades subversivas, isto é, comunistas.

b) As ideias de liberdade e democracia são pautadas na pluralidade de ideias e na liberdade de expressão. Assim, o fato de o governo dos EUA perseguirem pessoas favoráveis as ideias comunistas seria uma contradição.

4 - A coexistência pacífica foi um período da Guerra Fria, iniciado quando o dirigente da URSS, Nikita Kruschev, apresentou um plano de desarmamento conjunto para os EUA e a URSS.

pág. 49

1 - À esquerda está o presidente dos EUA, Harry Truman; à direita, o dirigente da URSS, Josef Stalin.

2 - À Guerra Fria.

3 Truman e Stalin dirigem as superpotências que representam o capitalismo e o socialismo. A bola de futebol é o mundo, pois a Guerra Fria foi marcada pela disputa por áreas de influência em todo o planeta. A utilização do esporte com fins políticos foi uma marca desse período.



pág. 61

1 . Pan-africanismo → Criar um movimento de solidariedade e unir as populações negras dos países ainda colonizados pelos países industriais capitalistas.

Pan-arabismo → Apoiar movimentos de independência no norte da África e aproximar as ex-colônias dos países muçulmanos do Oriente Médio; diminuir a influência cultural e política do Ocidente na região.

Dificuldades enfrentadas → O neocolonialismo destruiu as formas de sociabilidade e organização política dos continentes africano e asiático, reunindo muitas vezes etnias inimigas em um mesmo território. Essa situação acirrou os conflitos durante o processo de descolonização, provocou instabilidade política, econômica e social e impediu o desenvolvimento econômico autônomo dos novos Estados criados a partir da segunda metade do século XX e provocou guerras civis.

2 . 1911 = Proclamação da República.

1925 = Chiang Kai-chek assume o governo.

1934 =Longa Marcha

1937 = Invasão japonesa e aliança entre comunistas e o governo.

1945 = Término da Segunda Guerra Mundial e interrupção da aliança entre comunistas e o governo.

1949 = Mao-Tsé-tung vence as forças governamentais, invade Peguim e estabelece a República Popular da China.

1953 = Morte de Stalin e rompimento de relações com a URSS.

1958 = Tem início o plano de desenvolvimento econômico Grande Salto para Frente.

1966 = Revolucao Cultural

1976 = Morte de Mao-Tsé-tung e rompimento do isolamento comercial chinês.

1989 = Protesto por reformas sociais e políticas realizado por milhares de estudantes na Praça da Paz Celestial.

pág. 62

3 .

Local Cidade de Bandung, na Indonésia.

Data 1955.

Participantes 29 países africanos e asiáticos recém-independentes.

Objetivo Lançar os princípios do não-alinhamento, ou seja, a neutralidade em relação aos EUA e a URSS, e impedir a interferência e a dominação económica das superpotências em suas políticas internas.



4 . (x) As antigas potências européias, como Inglaterra e França, enfrentavam grave crise.

(x) Muitos soldados africanos e asiáticos haviam participado do conflito ao lado das forças aliadas e saíram vitoriosos.

1 - A Batalha de Argel (1956-1957) foi um conflito travado nas ruas da capital da Argélia entre as forças francesas e as forças que defendiam a emancipação.

2 - Apesar da superioridade bélica e de ter deslocado cerca de 500 mil soldados para o Vietnã, as forças norte-americanas não estavam preparadas para uma guerra de guerrilhas, que foi vencida pelos vietcongs.

3 - Na disputa pela hegemonia mundial, EUA e URSS apoiaram vários movimentos de independência, visando a ocupar o lugar dos antigos impérios coloniais europeus e ampliar suas respectivas áreas de influência.

pág. 63

1 - A imagem apresenta duas figuras humanas. A maior é negra, imensa, parece fazer força ou debater-se, e está presa por uma espécie de coleira. A outra figura humana é branca e menor, segura a ponta da coleira numa das mãos, mas está caída no chão. A figura branca também apresenta a letra "x" em vermelho assinalada em seu peito.

2 . Refere-se ao apartheid, na África do Sul.

3 . O apartheid foi uma política segregacionista implantada em 1948 pelos ingleses, na África do Sul. Suas leis isolavam os negros em algumas regiões, proibiam casamentos inter-raciais, a participação política e o direito de os negros adquirirem propriedades. Também instituía a lei do passe, que obrigava os negros a usar uma espécie de passaporte guando se locomovessem na cidade. O apartheid demonstrava que só uma parte das lutas de libertação tinha sido bem-sucedida: a descolonização política.

pág. 64

4 . O fato de a figura negra ser maior do que a figura branca pode ser relacionado ao governo de minoria branca e racista. Embora a África do Sul fosse constituída, em sua maioria, pela população negra, durante muitos anos foi subjugada pelos brancos. A figura branca, menor e dominada pela negra, representa a inversão do que ocorria na realidade. A figura negra está presa pelo pescoço a uma espécie de corda segura pela figura branca, simbolizando a subjugação, que pode ser vencida.



pág. 73

1 .

Primeira guerra árabe-israelense 1938-1939. Israel derrotou os oponentes e duplicou seu território.

Guerra de Suez 1956. Israel, França e Inglaterra lutaram contra o Egito, que havia nacionalizado o canal. No desenrolar do conflito, a URSS e os EUA se posicionaram ao lado do Egito, o que obrigou Israel e os europeus a retirar suas tropas da região.

Guerra dos Seis Dias 1967. Nessa guerra contra Egito, Jordânia e Síria foi criada a organização guerrilheira palestina Al-Fatah, que promoveu ataques terroristas às instalações israelenses. Israel conquistou a península do Sinai, a Faixa de Gaza, a Cisjordânia e as Colinas de Golã, quadruplicando seu território.

Guerra do Yom Kippur 1973. Egito e Síria em guerra contra Israel. 0 conflito teve a duração de 19 dias, sem nenhuma alteração territorial. Sob a interferência dos EUA, da URSS e da ONU foram realizados acordos de paz em 1973, 1974 e 1975. Os países membros da Opep elevaram o preço do petróleo provocando uma crise mundial.

Guerra do Golfo 1991. Conflito entre Irã e Iraque. Em seguida, iraquianos reivindicam indenizações e territórios do Kuwait após invadi-lo.



1 - O Estado de Israel foi criado em 1948 com o apoio dos EUA. Após sua criação os palestinos que habitavam a região passaram a viver em campos de refugiados mantidos pela ONU.





2 Pela negociação de 1993, entre o primeiro-ministro israelense, Yitzhak Rabin, e o presidente da OLP, Yasser Arafat, palestinos passaram a reconhecer o Estado de Israel como legítimo; os israelenses consideraram, a partir de então, que os palestinos tinham direito a um Estado.



pág. 74

3 - Na década de 1970 o Irã era governado pelo ditador Mohamed Reza. Em 1977 a população se rebelou para exigir a volta do líder religioso Aiatolá Khomeini. Em 1979 Khomeini foi recebido com festa em Teerã, capital do país.

4 - Fundamentalismo refere-se a movimentos que agem rigorosamente de acordo com determinados princípios. Diversos grupos políticos extremistas agem com base em dogmas religiosos.

5 - Porque Khomeini governou tendo como base os dogmas do xiismo.

6 - Os EUA passaram a controlar a segunda maior reserva petrolífera do mundo e o maior aquífero da região. Grande parte dos povos árabes posicionou-se contra o governo norte-americano, por ter desenvolvido uma política neocolonialista.

1 - Pessoa com uma arma e um livro nas mãos. No segundo plano, alguém fotografa a cena.



pág. 75

2 - Ao Hamas, grupo islâmico de resistência à OLP e contrário à aproximação entre palestinos e israelitas.

3 - O membro do Hamas segura o Corão, o principal livro da fé islâmica e no qual se baseiam alguns fundamentalistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário