quinta-feira, 29 de outubro de 2009

2a. série EM - gabarito

Gabarito p/ 2 série EM – modulo A Era das Revoluções.


Pág. 11

1 – alternativa A

2 – alternativa A

3 – Podemos apontar o grupo de conservadores, formados pelos grandes proprietários rurais das colônias do Sul e por grandes comerciantes do Norte e do Centro, que queriam o fim da exploração e dos altos impostos, mas tinham receio de perder privilégios com uma possível participação popular (pobres e escravos). O outro grupo de colonos era composto pelos radicais, formado pelos pequenos proprietários e comerciantes, trabalhadores livres e pessoas que defendiam os ideais iluministas, criticavam os altos impostos metropolitanos, propunham a independência e um governo que atendesse às necessidades da maioria. Os radicais iniciaram as lutas pela independência.

4 – Alternativa E

5 – a) Direitos Naturais (vida, liberdade e felicidade).

b) Quando o governo não garante os direitos naturais.



Pág. 22

1 – alternativa D

2 – a) Podemos citar 3 grupos marcados pela desigualdade social e sem representatividade política: os camponeses, a maioria da população que vivia como servos através de relações feudais; os trabalhadores urbanos, os sans-culottes, descontentes com o alto custo de vida, desemprego e baixos salários; e a burguesia, alta, média e pequena, sobrecarregadas com impostos e exigiam direitos políticos.

b) O estabelecimento da Declaração de direitos do homem e do cidadão e o fim da sociedade estamental (divisão em estados) substituída por sociedade de classes.

3 – A Declaração de Direitos do Homem e do Cidadão assegura determinados direitos às pessoas, porém na prática vários não são cumpridos em sua totalidade, por exemplo, o direito a moradia e a educação.

4 – alternativa B

5 – alternativa B

Pág. 30 e 31

1 – alternativa B

2 – O Bloqueio continental foi uma estratégia adotada por Napoleão para tentar dominar a Inglaterra por meio do embargo econômico, uma vez que não conseguia derrotá-la militarmente. Os países europeus que não aderiram ao bloqueio foram atacados pelos franceses, como foi o caso de Portugal e da Rússia.

3 – alternativa A

4 – a) O princípio da legitimidade propunha o retorno das fronteiras entre os países europeus ao que eram antes de 1789; principio da restauração previa o retorno das monarquias que ocupavam os tronos europeus antes da Revolução Francesa.

b) A legitimidade não foi inteiramente cumprida porque a Inglaterra, a Rússia, a Prússia e a Áustria trataram de conseguir algumas vantagens no momento de redefinir as fronteiras.

Pág. 36 e 37

1 – A expansão francesa ocorrida durante o governo de Napoleao levou uma experiência liberal aos países que ainda viviam sob o regime absolutista. Isso permitiu a uma significativa parcela da população perceber as vantagens do novo regime, sobretudo para as camadas médias, formadas pro pequenos proprietários, comerciantes, artesãos, enfim pessoas que se beneficiariam com o novo regime político e econômico.

2 – O texto apresenta fatores de ordem interna, como a permanência do re no Brasil e presença inglesa em Portugal, e fatores de ordem externa, como a restauração das monarquias absolutistas e a onda de revoluções liberais.

3 – a) Com se pode perceber pelo enunciado, o que diferencia 1789 de 1848 é a presença, nesta última, do proletariado (trabalhadores).

b) A Revoluçao de Fevereiro revelou ao mundo uma nova classe revolucionária – o proletário – e um novo confronto social entre burguesia e proletariado.

4 – alternativa E



Nenhum comentário:

Postar um comentário