quinta-feira, 29 de outubro de 2009

3a. série EM - gabarito para correção de atividades

3a. série EM – gabaritos apostila 1


H2 – T1

1 – alternativa A

2 – C

3 – A

4 – A

H2 – T2

1 – B

2 – a) A descoberta d e uma nova rota para o Oriente. A expansão marítima portuguesa teve como principal motivacao econômica a busca por especiarias originárias do Oriente. Na época, a lucratividade das especiarias justificava as arriscadas viagens.

b) Dentre as ações de cristianização podemos citar: ação dos jesuítas, construção de igrejas, catequese das populações indígenas, trabalho missionário de várias ordens religiosas, monopolização do ensino por clérigos católicos.

3 – B

4 – E

H2 – T3

1 – C

2 – a) Fatores que contribuíram para a expansão territorial no Brasil Colonial: bandeirismo paulista (apresamento de indígenas, prospecção, sertanismo de contrato); atividade missionária dos jesuítas e a criação de gado (pecuária extensiva).

b) Trata-se do principio do direito de posse (uti possidetis). Segundo ele, “tem a terra quem está de posse dela”, tese defendida por Portugal nas negociações do tratado de Madrid.

3 – C

H2 – T4

1 – A

2 – D

3 – Consequencias no Brasil da Uniao Ibérica: Portugal e Espanha unidos sob a mesma coroa; desorganização e ruptura das relações comerciais entre Portugal e Holanda; embargo e guerra entre Espanha e Holanda por pendências políticas geradas no Dominio Espanhol; invasões holandesas na Bahia e em Pernambuco.

H1 – T1

1 – B

2 – D

3 – A principal atividade econômica desses povos foi o comercio em decorrência das facilidades para o desenvolvimento de atividades marítimas.



H1 – T2

1 – E

2 – B

3 – a) Conflito entre cidades-estado gregas (Atenas e Esparta), motivado pela expansão imperialista de Atenas sobre uma área de influencia geopolítica espartana. Envolveu cidades aliadas a cada um dos lados.

b) Foi um conflito fraticida; enfraqueceu a Grécia Antiga, facilitando invasões de outros povos, como os macedônicos.

4 – D

H1 – T3

1 – C

2 – A

3 – A

H1 – T4

1 – a) Sociedade feudal da Europa Ocidental.

b) Os principais deveres a cumprir: nobreza, guerreava, a responsabilidade era de defesa da sociedade; clero, orava, cuidava da salvação das almas; os servos, trabalhavam, produziam para sustentar os demais segmentos sociais.

2 – C

3 – A

4 – A

5 – B

Nenhum comentário:

Postar um comentário