quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Estados Unidos no século XIX – LISTA DE ATIVIDADES (8º. Ano EFII)


Estados Unidos no século XIX – LISTA DE ATIVIDADES  (8º. Ano EFII)

 

1 . Complete com V ou F:

 

I . A pressão pública para abolição da escravidão nos estados do Norte, apoiada tanto pelos estados do Sul como pelo então presidente Abraham Lincoln, foi o principal motivo pelo qual os nortistas ameaçaram separar-se do resto do país, iniciando assim a guerra contra os estados abolicionistas.

 

II . Derrotados em 1965 na Guerra da Secessão, os nortistas foram obrigados a abolir a escravidão e, nesses estados, muitas organizações racistas, como a Ku-Klux-Klan, segregavam e perseguiam os recém-libertos e seus descendentes.

 

III . No decorrer do século XIX, as regiões norte e sul do país assumiram características diferenciadas. A diferença se tornou tamanha que levou a um conflito direto entre as regiões. O norte dos Estados Unidos recebeu um grande número de imigrantes que se tornou mão-de-obra para os empreendimentos industriais que vinham se expandindo. Logo os investimentos se transformaram em uma grande industrialização que resultaram em um enorme crescimento econômico da região norte.

 

 

2 . Ao longo do século XIX, os Estados Unidos da América tiveram um notável crescimento demográfico e uma grande expansão territorial, com a incorporação de territórios que conduziram à sua configuração geográfica atual, que se estende do oceano Atlântico ao oceano Pacífico. Complete com V ou F:

I . A expansão da Revolução industrial pela Europa continental transformou a realidade socioeconômica de vários países, ocasionando o rápido crescimento das cidades que por sua vez contribuiu para o agravamento do desemprego. Parte da população pobre dessas regiões, sobretudo da Itália, se dirigiram então para a América, em busca de melhores oportunidades de trabalho.

II . Chegando aos Estados Unidos, os imigrantes participaram do movimento de expansão territorial para o oeste, pois viam na possibilidade de descobertas de riquezas naturais, na plantação e na criação de animais nos novos territórios uma chance, ainda que muito, de enriquecimento.

III . A anexação do território do Texas, estado mexicano rebelde, pelos Estados Unidos, causou o acirramento das tensões entre os dois países e quando os EUA tentaram anexar mais territórios mexicanos eclodiu a guerra entre eles.  A superioridade bélica estadunidense era superior e a derrota mexicana mostrava-se irreversível.

 

3 . No contexto do processo da política externa, de conquistas e de anexação territorial de outros países, pelos Estados Unidos, durante o século XIX, pode-se apontar como justificativa:

A) a Doutrina Monroe, que tinha por objetivo evitar o envolvimento e a participação dos norte-americanos nas guerras e conflitos travados na América Latina.

B) o Corolário Roosevelt, cujo princípio era a oposição dos Estados Unidos à intervenção política e militar dos países europeus nos assuntos do continente americano.

C) a doutrina do “destino manifesto”, segundo a qual os norte-americanos tinham sido escolhidos por Deus para ocupar a área entre os oceanos Atlântico e Pacífico.

D) o Big Stick, que assegurou o direito dos Estados Unidos de promover intervenções militares em países onde estivessem em perigo os investimentos americanos.

E) a Doutrina Truman, segundo a qual os Estados Unidos passaram a fornecer ajuda militar aos países latino-americanos, ameaçados de recolonização pelos europeus.

Resposta da questão: a (   )  b (   )   c (   )  d (    )   e(    )   

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário