Loading...

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Atividades: Expansão Marítima e Civilizações Maia, Asteca e Inca.


 

Complete com V ou F:

1 . A expansão marítima europeia, processo histórico ocorrido entre os séculos XV e XVII, contribuiu para que a Europa superasse a crise dos séculos XIV e XV. Através das Grandes Navegações há uma expansão das atividades comerciais, contribuindo para o processo de acumulação de capitais na Europa.

2 . A expansão marítima teve um nítido caráter comercial, daí definir este processo como uma empresa comercial de navegação, ou como grandes empreendimentos marítimos. Para o sucesso desta atividade comercial o fator essencial foi a formação do Estado Nacional e a centralização política.

3 . Os nobres eram os únicos que estavam interessados em se unir ao rei para realizar a expansão marítima.

4 . O desenvolvimento da cartografia e o interesse pela alta lucratividade são alguns dos fatores para a expansão marítima.

5 . Portugal foi a primeira nação a realizar a expansão marítima.

6 . A expansão marítima interessava à Igreja Católica, pois havia a possibilidade de cristianizar outros povos e assim aumentar o número de cristãos devido a Reforma Religiosa.

7 . Pedro Alvares Cabral  acreditava que, navegando para oeste, atingiria o Oriente. O navegante recebeu três navios dos portugueses e, sem saber chegou a um novo continente: a América.

8 . Portugal e Espanha, buscando evitar conflitos sobre os territórios descobertos ou a descobrir, resolveram assinar um acordo: Tratado de Tordesilhas.

9 . O povo maia nunca chegou a formar um império unificado, fato que favoreceu a invasão e domínio de outros povos. As cidades formavam o núcleo político e religioso da  civilização e eram governadas por um estado teocrático.

10 . Os incas ergueram pirâmides, templos e palácios, demonstrando um grande avanço na arquitetura. Elaboraram um eficiente e complexo  calendário que estabelecia com exatidão os 365 dias do ano. Assim como os egípcios, usaram uma escrita baseada em símbolos e desenhos (hieróglifos). Registravam acontecimentos, datas, contagem de impostos e colheitas, guerras e outros dados importantes. Desenvolveram muito a matemática, com destaque para a invenção das casas decimais e o valor zero.

11 . Povo guerreiro, os maias  habitaram a região do atual México entre os séculos XIV e XVI. Fundaram no século XIV a importante cidade de Tenochtitlán (atual  Cidade do México).

12 . Os astecas realizavam cultos religiosos e sacrifícios humanos. Estes, eram realizados em datas específicas em homenagem aos deuses. Acreditavam,  que com os sacrifícios, poderiam deixar os deuses mais calmos e felizes.

13 . O império asteca  começou a ser destruído com as invasões espanholas. Os espanhóis dominaram os astecas e tomaram grande parte dos objetos de ouro desta civilização. Não satisfeitos, ainda escravizaram os astecas, forçando-os a trabalharem nas minas de ouro e prata da região.  

14 . Os maias viveram na região da Cordilheira dos Andes (América do Sul ) nos atuais Peru, Bolívia,  Chile e Equador. Fundaram no século XIII a capital do império: a cidade sagrada de Cusco.

15 . Os incas criaram um interessante e eficiente sistema de contagem : o quipo. Este era um instrumento feito de cordões coloridos, onde cada cor representava a contagem de algo. Com o quipo, registravam e somavam as colheitas, habitantes e impostos. Mesmo com todo desenvolvimento, este povo não desenvolveu um sistema de escrita.

16 . De acordo com o poeta Pablo Neruda, três elementos foram responsáveis pela dominação espanhola: a cruz, a espada e a fome.  Quando Neruda fala da espada, na verdade, faz uma clara referência à superioridade bélica que favoreceu os espanhóis durante as lutas contra os povos pré-colombianos. Contando com armas de fogo, canhões e cavalos os espanhóis conseguiram se sobressair mediante a simplicidade das armas dos índios americanos.

17 . A pesada rotina de trabalho e as penas aplicadas dentro do regime de semi-escravidão imposto aos indígenas faziam com que muitos deles perdessem suas vidas.

18 . As doenças trazidas pelo colonizador europeu deflagraram verdadeiras epidemias que dizimaram populações inteiras em um curto espaço de tempo.

19 . Os incas povoaram a América Central e dominaram os maias.

20. Os povos dominados acreditaram que os espanhóis iriam libertá-los, por isso se uniram aos europeus para lutar contra seus opressores (astecas ou incas).

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário