Loading...

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Atividades: Alexandre da Macedônia e Roma Antiga


Complete com V ou F:

 

1 . Apesar de violento, Alexandre também era culto e sofisticado.   Alexandre liderou um exército de milhares de homens e atravessou a Ásia Menor. Esse exército era formado por macedônios e gregos. Além dos soldados, Alexandre também levou cientistas para estudar as áreas dominadas.

2 . Como resultado de todas essas campanhas, Alexandre criou um império que se estendia da Grécia ao rio Indo. Ele não voltou para a Macedônia, permanecendo na Babilônia. Imitando os antigos reis persas, ele cercou-se de luxo e até ordenou que seus nobres se ajoelhassem diante dele e beijassem sua mão.

3 . Alexandre contribuiu para a difusão da cultura grega no Oriente. Suas conquistas aproximaram Ocidente e Oriente, dando origem a uma nova cultura, a helenística, resultado da mistura das culturas ocidental e oriental. Em grande parte, essa mistura foi estimulada pelo próprio Alexandre, que além de ser tolerante em relação à religião e cultura dos povos conquistados, incentivava que os homens do exército se casassem com mulheres orientais.

4 . A  história de Roma Antiga é fascinante em função da cultura desenvolvida e dos avanços conseguidos por esta civilização. De uma pequena cidade, tornou-se um dos maiores impérios da antiguidade. Dos romanos, herdamos uma série de características culturais. O direito romano, até os dias de hoje está presente na cultura ocidental, assim como o latim, que deu origem a língua portuguesa, francesa, italiana e espanhola.

5 . Os romanos explicavam a origem de sua cidade através do mito da Guerra do Peloponeso. Segundo a mitologia romana, os guerreiros espartanos e os atenienses teriam fundado a cidade de Roma.

6 . A história política de Roma foi assim dividida: Império, Monarquia e Democracia.

7 . Os principais grupos sociais de Roma eram: os escravos e os clientes.

8 . Os plebeus lutaram por direitos mas não conseguiram aprovar nenhuma proposta, por exemplo as leis continuaram orais até o fim do Império Romano.

9 . As guerras contra Cartago resultaram no controle romano sob o Mar do Mediterrâneo.

10. Com o domínio no Mediterrâneo o número de escravos diminuiu com as conquistas romanas, assim os plebeus tiveram mais oportunidades de trabalho diminuindo as diferenças entre ricos e pobres.

11 . Diante do grande número de desempregados, receoso de que pudesse acontecer alguma revolta, o imperador criou a política do Pão e Circo. Esta consistia em oferecer aos romanos alimentação e diversão.

12 . A cultura romana foi muito influenciada pela  cultura grega. Os romanos "copiaram" muitos aspectos da arte, pintura e arquitetura grega.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário