Loading...

sábado, 7 de agosto de 2010

atividades Mesopotâmia

Utilize o texto abaixo para responder as questões 1 e 2


Os vestígios arqueológicos são limitados (poucos) e por isso não se pode definir como a organização política e social se dava exatamente dentro de algumas das primeiras cidades mesopotâmicas. Uma das fontes de referência para o estudo da Mesopotâmia, que não um dos documentos encontrados nas escavações na região, é a bíblia. Nela se fazem referências as cidades de Ur, Nínive e Babilônia . Muitas das histórias presentes no Antigo Testamento são possivelmente derivadas de tradições dessa região, por exemplo o dilúvio e a história de Noé.

1 . Segundo o texto os estudos da Mesopotâmia

a) estão completos devido a descoberta de todas as informações sobre essa civilização.

b) não começaram porque os arqueólogos não acharam nenhum tipo de material.

c) foram interrompidos porque os arqueólogos encontraram um grande número de documentos históricos que precisam ser analisados

d) dependem de documentos históricos que são poucos, por isso não podemos definir com certeza a organização das primeiras cidades.

2 . Segundo o texto a bíblia:

a) fornece informações apenas dos egípcios.

b) explica somente a história da Arca de Noé.

c) apresenta referências a civilização mesopotâmica.

d) não serve como documento histórico.



Utilize o texto abaixo para responder a questão 3

A região foi ocupada por muitos povos nômades vindos de diversas regiões. A terra fértil fez com que alguns desses povos aí se estabelecessem. Do convívio entre muitas dessas culturas floresceram uma vasta e riquíssima cultura. Os povos que ocuparam a região foram os sumérios, os acádios, os amoritas ou antigos babilônios, os assírios, os elamitas e os caldeus ou novos babilônios.

3 . O texto se refere a região:

a) Grega c) Mesopotâmica

b) Egípcia d) Africana



Utilize o texto abaixo para responder a questão 4

A escrita ¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬______________, grande realização sumeriana, usada pelos sírios, hebreus e persas, surgiu ligada às necessidades de contabilização dos templos. Era uma escrita ideográfica, na qual o objeto representado expressava uma idéia. Os sumérios - e, mais tarde os babilônicos e os assírios, que falavam acadiano - fizeram uso extensivo da escrita ____________.

4 . O texto acima se refere a escrita:

a) Latina c) Alfabeto

b) Cuneiforme d) Matemática



Utilize o texto abaixo para responder as questões 5, 6 e 7

O Código de __________, até pouco tempo o primeiro código de leis que se tinha notícia, é a reunião de leis dos mesopotâmicos. Ele apresenta uma diversidade de procedimentos jurídicos e determinação de penas para vários crimes. Contém 282 leis, abrangendo praticamente todos os aspectos da vida mesopotâmica, passando pelo comércio, propriedade, herança, direitos da mulher, família, falsas acusações e escravidão. Suas principais características são: Pena ou Lei de Talião, isto é, “olho por olho, dente por dente”, desigualdade perante a lei (as punições variavam de acordo com a posição social da vítima e do infrator), divisão da sociedade em classes (os homens livres, os escravos e um grupo intermediário pouco conhecido – os mushkhinum) e igualdade de filiação na distribuição da herança. O Código de __________ reflete a preocupação em disciplinar a vida econômica (controle dos preços, organização dos artesãos, etc.) e garantir o regime de propriedade privada da terra. Os textos jurídicos mesopotâmicos invocavam os deuses da justiça, os mesmos da adivinhação, que decretavam as leis e presidiam os julgamentos.

5 . O texto se refere ao Código de:

a) Talião c) Leis

b) Hamurabi d) Justiça Mesopotâmica

6 . O Código abordado no texto pode ser considerado:

a) Justo porque todos deveriam pagar pelo crime, independente da classe social.

b) Injusto porque nem todos pagavam pelo crime, pois a classe rica poderia obrigar um escravo a receber a punição.

c) Injusto, pois o rei era considerado o juiz e decidia quem iria pagar pelo crime.

d) Justo, porque resolve o problema da vítima e do infrator.

7 . Qual afirmativa corresponde corretamente a Lei de Talião:

a) Liberdade apenas para criminosos ricos.

b) O castigo do criminoso deveria ser exatamente proporcional ao crime por ele cometido.

c) A disciplina vinha acompanhada com pouco rigor, por exemplo: limpar a cidade de graça por um determinado tempo.

d) Ninguém conseguia se livrar da punição.



Utilize o texto abaixo para responder a questão 8

Os deuses, extremamente numerosos, eram representados à imagem e semelhança dos seres humanos. O sol, a lua, os rios, outros elementos da natureza e entidades sobrenaturais, também eram cultuados. Embora cada cidade possuísse seu próprio deus, havia entre os sumérios algumas divindades aceitas por todos. Na Mesopotâmia, os deuses representavam o bem e o mal, tanto que adotavam castigos contra quem não cumpria com as obrigações.

8 . Com base no texto podemos concluir que a religião mesopotâmica era:

a) Monoteísta c) Inexistente

b) Politeísta d) Representada por animais.

Utilize o texto abaixo para responder a questão 9 e 10

A escrita se desenvolveu de forma independente em várias regiões do planeta, incluindo o Oriente Médio, o Japão, o vale do rio Indo (atual Paquistão), a América Central e a bacia oriental do mar Mediterrâneo. As escritas mais antigas são a escrita cuneiforme e os hieróglifos, ambos sistemas de escrita criados há cerca de 6 mil anos. Os hieróglifos originaram-se no Antigo Egito e a escrita cuneiforme na Mesopotâmia (atual Iraque). Os mais antigos documentos que sobreviveram são rótulos (em potes de alimentos), listas de plantas, animais, deuses e reis. A escrita monumental com o nome de um soberano - como nas enormes lajes de pedra da América Central - indicava sua classe social e realçava seu poder. Em geral, a escrita e a sua interpretação ficavam restritas (reservadas) às camadas sociais dominantes: aos sacerdotes e à nobreza. Uma das principais conseqüências do surgimento das cidades e dos Estados foi a escrita, criada por volta de 3200 a.C. Vários são os fatores que explicam o nascimento da escrita como a necessidade de contabilizar os produtos comercializados, os impostos arrecadados e os funcionários do Estado.

9 . Com base no texto acima assinale a CORRETA:

a) A escrita surgiu apenas na Mesopotâmia.

b) Não restaram nenhum tipo de documentos mais antigos.

c) As escritas mais antigas são a cuneiforme e os hieróglifos.

d) A escrita surgiu ao mesmo tempo e da mesma forma em várias regiões do planeta, como o Japão e a America Central.



10 . No contexto das informações do texto assinale a INCORRETA:

a) A escrita era usada por todas as classes sociais.

b) A escrita surgiu para atender uma necessidade na época do aparecimento das primeiras cidades.

c) Os comerciantes sentiam a necessidade de registrar seus negócios, por isso a escrita.

d) A escrita era mais utilizada para registrar o nome e realizações de pessoas consideradas importantes, como os reis e nobres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário