Loading...

sábado, 7 de agosto de 2010

atividades Hebreus, Persas e Fenícios

Hebreus, fenícios e persas


1 . A herança (legado) dos hebreus para o mundo atual é o .....................

2 . As principais fontes para o estudo da história dos hebreus são os .......................

3 . A história política dos hebreus é dividida em três grandes períodos: governo dos ..................... , governo dos .................. e governo dos ................

4 . Identifique o nome de um governante que se destacou em cada período político da História dos Hebreus.

5 . A Palestina é considerada pelos hebreus como a ................ .......................

6 . O que foi o Êxodo para os hebreus? Explique.

7 . Os hebreus dividiram-se em quantos reinos depois da morte de Salomão? Quais são eles?

8 . O que é uma nação?

9 . O que é um Estado?

10 . Em 1948 foi criado Israel no Oriente Médio. Antes disso os hebreus antigos ou judeus viviam como uma nação ou como Estado? Explique.

11 . Enquanto a maioria dos povos da Antiguidade era politeísta, os hebreus era ..................



12 . Os judeus acreditam na vinda de um ......................., que será enviado por .............. para conduzir os homens à salvação eterna.

13 . Explique a principal diferença entre judeus e cristãos.

14 . Os fundamentos da religião judaica foram assimilados na concepção (formação) de outras religiões como o ............................. e o ..........................

Fenícios

15 . Atualmente a Fenícia corresponde ao ................. e a parte da ...................

16. Explique por que o fenícios dedicaram-se ao comércio marítimo?

17 . O legado dos fenícios para o mundo atual foi a invenção do ......................

18 . Diferente dos egípcios que eram governados pela administração e controle do faraó, a Fenícia era formada por ..................... ....................... isto é, cada uma tinha um .................... ......................., comandado por um ...........

19 . Cite exemplos dos produtos comercializados pelos fenícios.

20 . Explique por que os fenícios criaram o alfabeto.

Persas

21 . Identifique os povos que os persas dominaram.

22 . Os povos indo-europeus invadiram e conquistaram o planalto do ...................... . Entre eles destacaram-se os .......... e os ..............

23 . Como a Batalha de Maratona marcou a história dos persas? Explique.

24 . O vasto império foi dividido em províncias, chamadas ....................

25 . Quem eram os “olhos e ouvidos do rei”? O que eles faziam?

26 . Identifique as cidades que serviram de capital para os persas.

27 . Buscando manter a unidade do império, os persas aperfeiçoaram os ........................ e as ..................... Como exemplo destes aperfeiçoamentos, podemos citar as ................... e os ..................

28 . Zoroastro pregava a existência de uma incessante luta entre o .................................... e o ......................... afirmando que somente no dia do ............... .................., quando todos os homens seriam julgados por suas ações, o .............. venceria o ...........

29 . Explique o que é livre-arbítrio.

30 . Identifique alguns princípios religiosos e morais do zoroatrismo encontrados em outras religiões.

6 comentários: