sábado, 7 de agosto de 2010

Atividades China Antiga e Índia Antiga

1 - Analise as afirmações e coloque V para as verdadeiras e F para as falsas:


a) China - a civilização mais antiga existente no mundo possui uma história escrita de mais de 3.500 anos. Seu nome chinês, “zhong guo”, significa “país do meio” ou “reino central”. Os antigos chineses acreditavam que seu país era o centro geográfico do mundo, e a única cultura civilizada. ( )



b) Sidarta Gautama é conhecido como o Buda Supremo, sendo a personalidade chave do Budismo. De acordo com antigos textos budistas, o fundador do Budismo era filho de um rei. Ele se tornou monge como forma de superar o sofrimento humano, finalmente alcançando a iluminação e transformando-se no Buda. ( )



c) O Budismo acredita na pureza da mente e das ações, e na purificação do carma (a lei da causalidade moral). As boas ações geram uma reação de mesma qualidade e intensidade, nesta vida ou em uma outra encarnação, gerando carma positivo, e a mesma lei age sobre as más ações, gerando carma negativo. Com o carma livre de toda a negatividade, é possível atingir o estado do nirvana – o fim do sofrimento trazido pela existência cíclica. ( )



d) O Imperador chinês ordenou a construção da Grande Muralha da China para defender seu reino contra a invasão estrangeira. A Grande Muralha, ampliada e reconstruída por dinastias futuras, se estende por cerca de 7.240 quilômetros, do Mar Amarelo à Xinjiang, na China ocidental. ( )



e) Os antigos chineses constituíam uma das civilizações mais cientificamente avançadas do mundo. Seus feitos incluem a bússola, a pólvora, o papel e a impressão, celebrados pelos chineses como as “quatro grandes invenções da China antiga”. ( )



f) Um animal lendário que os chineses identificam como símbolo de força vital e invencibilidade: o dragão. Ao contrário do que pensam os ocidentais, os dragões chineses são simpáticos e trazem sorte. Os dragões têm corpo de serpente com escamas e asas para voar. Estão associados ao fogo e a água: a harmonia dos contrários, além de outros dois elementos naturais o ar e a terra. ( )



g) Os diversos povos da Índia tiveram em comum a fascinação e o respeito pelos animais. Os hindus, budistas e jainas consideravam todas as formas de vida como igualmente importantes, pois as julgavam encarnações de uma energia ou força vital única. Acreditavam que quando uma pessoa morria essa energia era reencarnada em alguma outra forma. Matar um ser vivo era inadmissível. Até um inseto poderia ser vitalizado pela alma de um antepassado ou amigo. Em uma forma ainda mais forte de expressar esse sentimento pelos animais, a mitologia hindu dotou os deuses de atributos animais. ( )



h) Os árias, falando língua indo-européia, brancos, altos, chegaram à Índia entre 2000 e 500 a.C. Eram grandes guerreiros e pastores. As lutas travadas entre suas tribos são descritas nos poemas épicos "Mahabharata" e Ramayana" . Os sacerdotes árias criaram o sistema de castas como uma forma de dominação da população indiana primitiva. ( )



2 - Complete:

O Budismo surgiu na _______________, mas hoje em dia quase não há budistas por lá. O Budismo conseguiu milhões de adeptos por exemplo na(o) _____________.



3 - Explique como a religião hinduísta através da idéia da reencarnação estimulava a dominação das castas inferiores na Índia.



4 - Com base no Budismo explique como se alcança o nirvana.

Um comentário: