quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

9o. ano EF – gabarito da unidade 7 (apostila 4)

9o. ano EF – gabarito da unidade 7 (apostila 4)


Cap. 1 – Dilemas da modernização na America Latina

p. 22

1 Complete o quadro com informações referentes ao processo de independência de Cuba.



1898 Torna-se independente da Espanha com auxílio norte-americano.

1956-1958 Período de guerrilhas e tentativas de tomadas do poder organizadas por Che Guevara.

1934-1958 Ditador Fulgêncio Batista no poder.

1959 Tomada do poder pelas forças de oposição. Fidel Castro assume o poder.

1961 Proclamado o regime socialista em Cuba. A Baía dos Porcos é invadida pelos Estados Unidos.

1962 Início do embargo comercial a Cuba liderado pelos Estados Unidos.

1991 Fim da Ex-União Soviética. A economia de Cuba sofre abalos.

1995 Fidel Castro inicia a abertura económica de Cuba.

2006 Fidel Castro é afastado do poder e substituído por seu irmão.





2 – 1ª coluna: a b c d

2ª. Coluna: c d a b

3 – Identifique os mandatos e principais ações dos presidentes da Argentina.

Raul Alfonsín - 1983-1989 - Iniciou processos para apurar as violações de direitos humanos ocorridas durante o regime militar, mas foi pressionado a paralisar tais processos com a "Lei do Ponto Final".

Carlos Menem - 1989-1999 - Seus primeiros planos para estabilização da economia falharam, mas em 1990 conseguiu reverter o quadro junto ao seu ministro da economia. Mudou a Constituição permitindo a reeleição e foi eleito para seu segundo mandato em 1994.

Fernando de La Rúa - 1999-2001 - Frente a uma crise econômica, congelou os gastos públicos e diminuiu os benefícios previdenciários. Fez um acordo com o FMI. Restringiu os saques bancários, medida que ficou conhecida com corralito. Renunciou devido à pressão popular.

Eduardo Duhalde - 2002-2003 - Extinguiu o corralito e fez novo acordo com o FMI.

Néstor Kirchner - 2003-2007 - Revogou as leis que anistiavam responsáveis por crimes cometidos durante a ditadura. Pagou integralmente a dívida do país com o FMI. Promoveu a recuperação econômica do país.



p. 23

1 - Durante a invasão dos Estados Unidos, a Igreja Católica, que era a maior detentora de terras e propriedades do México, aliou-se aos grandes proprietários de terras, impedindo a formação de um Estado nacional mexicano.

2 - Durante seu mandato, Allende nacionalizou as minas de cobre, as siderúrgicas, a extração de carvão e salitre e as telecomunicações. Estatizou bancos, ferrovias, as atividades de exploração de petróleo e de produção de energia elétrica. Aumentou o salário dos trabalhadores, reduziu o analfabetismo e deu início à reforma agrária.

3 - Os problemas estavam ligados à diminuição da safra de produtos primários; à insatisfação das classes dominantes; a medidas tomadas pelo governo, como o racionamento do consumo, o congelamento de salários e a revisão dos contratos de exploração dos recursos naturais por empresas norte-americanas; à morte de Evita Perón; e à crise entre o Estado e a Igreja Católica.

P . 24

1 - A imagem apresenta um homem vestido com uma roupa feita com as bandeiras dos países latino-americanos.

2 - O homem de cartola representa os Estados Unidos, pois seu chapéu contém os elementos da bandeira norte-americana. A roupa feita com bandeiras dos países Iatino-americanos mostra o poderio norte-americano sobre os demais.

3 - Resposta pessoal.

p. 25

1 - O objetivo é contrabalançar a influência do comunismo e dos movimentos subversivos.

2 - Contexto histórico é o da Guerra Fria.

3 – sete últimas linhas do texto.

4 - As Forças Armadas, fundamentadas na doutrina de segurança nacional, passaram a se responsabilizar pela segurança interna, além da defesa externa.

5 - As justificativas eram o desenvolvimento econômico, o progresso ou a modernização.

Cap. 2 – O Brasil entre ditaduras

p. 38

Sigla Nome do partido Características

PSD Partido Social Democrático Aliado das velhas oligarguias estaduais.

UDN União Democrática Nacional Antigetulista; defendia a não-intervenção do Estado.

PTB Partido Trabalhista Brasileiro Getulista, identificado com o nacionalismo e o sindicalismo.

PCB Partido Comunista Brasileiro Favorável ao regime comunista.

1 . Corretas:

A Constituição de 1946 estabeleceu o voto obrigatório para maiores de 18 anos, alfabetizados, de ambos os sexos.

Direitos como a livre manifestação de pensamento, de expressão e de associação, além da liberdade partidária, foram garantidos pela Consti¬tuição de 1946.

3 . Complete as seguintes frases:

Em 1945, Getúlio Vargas apoiou a eleição de Dutra. Em 1950 Vargas concorreu à presidência com outros três candidatos: Cristiano Machado, Eduardo Gomes e João Mangabeira. Ele venceu as eleições com 3,8 milhões de votos, o que o levou a afirmar que voltava ao poder pelos braços do povo

1 . Dutra liberou as importações, gastando as reservas econômicas com a importação de produtos supérfluos e provocando uma grave inflação. Posteriormente, favoreceu somente a importação de produtos essenciais à produção industrial. No entanto, os altos índices de inflação continuaram. Vargas criou a Petrobras, a Eletrobrás e o BNDES com o intuito de facilitar o desenvolvimento industrial e nacionalizar o refino do petróleo e a produção de energia elétrica.

p. 39

2 . Os trabalhadores urbanos, base de sustentação política de Vargas, estavam insatisfeitos com o aumento do custo de vida; a repercussão negativa, divulgada pela imprensa do atentado contra o jornalista Carlos Lacerda; a pressão feita pela Aeronáutica e pelo Exército.

3 . Jânio governava sem o apoio do Congresso Nacional e esperava que, com sua renúncia, acontecessem movimentos populares que o reconduzissem ao governo, com poderes ampliados. Isso, porém, não ocorreu.

4 . A construção de Brasília foi planejada por JK e idealizada pelo urbanista Lúcio Costa e pelo arquiteto Oscar Niemeyer. As obras da construção foram feitas por migrantes nordestinos, conhecidos como candangos, que chegaram a cerca de 65 mil. Havia grande dificuldade no transporte de materiais e máquinas devido à localização geográfica da cidade. A construção teve início em novembro de 1956 e a inauguração se deu em abril de 1960. A transferência da capital da República do Rio de Janeiro para a região central do país seria uma forma de garantir a segurança das fronteiras ocidentais, ainda despovoadas. Seria também uma maneira de impulsionar a economia de outras regiões do país, pois o desenvolvimento económico até aquele momento era incipiente em outras regiões do país e restrito à região Sudeste.

5 . Jango tinha propostas de reformas sociais, como a reforma agrária, que desagradavam as elites do país e, portanto, não seriam aceitas pelo Congresso. Para alcançar seus objetivos, o presidente instituiu-as por meio de decretos.

p. 40

1 Sim, ele se parece com o presidente Getúlio Vargas. Aparece vestindo roupa de gala para uma cerimônia.

2 Que se sente desconfortável com a roupa apertada e os movimentos limitados.

3 Refere-se à posse do presidente eleito indiretamente pela Assembléia.

p. 41

1- Sobre a criação de qual companhia trata o texto? Sobre a criação da Petrobras.

2- Nos transportes e na indústria.

3- Os gastos com a importação de petróleo significavam "dispêndios crescentes" e os recursos poderiam ser utilizados na compra de outras "utilidades estrangeiras".

4- Sua criação justificava-se pelas possíveis perturbações no comércio internacional de petróleo e pela escassez de recursos de que dispunha o Brasil para a compra do produto.

Cap. 3 – Brasil: da ditadura à abertura

p. 58

1 Preencha a ficha sobre o governo de Castello Branco:



Data de início e término 1964 a 1969

Política interna Com relação à legislação trabalhista, a estabilidade no emprego após 10 dez anos de serviço, prevista na CLT, foi substituída pelo Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Melhorou as contas do país e controlou a inflação.

Política externa 0 governo tomou empréstimos dos Estados Unidos. Em troca concedeu facilidades às empresas estrangeiras instaladas no Brasil, como a permissão de que enviassem todo o lucro para o exterior.

2 Os investimentos na área de energia foram os mais importantes, como os relacionados às estatais Eletrobrás e Petrobras e o Proálcool.

3 a) 110,2% em 1980 e 15,5% em 1972.

b) 1 764,8% em 1989 e 57,4% em 1986.

c) Lançou o Plano Cruzado em 1986, congelando os preços e aluguéis, aumentou o salário mínimo e autorizou reajustes automáticos dos salários quando a taxa de inflação fosse superior a 20%. Como as medidas do plano não foram suficientes para barrar a inflação, interveio na economia diversas vezes, mas sem sucesso.

1 . Greves afetaram a economia nacional; foram criadas organizações políticas contra o regime militar, como a Frente Ampla; a Passeata dos Cem Mil e a decretação do AI-5.

p. 59

2 . Em 1974, Geisel propôs um projeto de abertura política "lenta, gradual e segura" e no mesmo ano, nas eleições legislativas, foi permitido aos partidos realizar campanhas no rádio e na televisão. O MDB conquistou a maior parte das vagas do Senado e na Câmara Federal. Em 1979, o AI-5 foi revogado. Em agosto de 1979, foi aprovada a Lei da Anistia; no mesmo ano uma nova lei eleitoral permitiu a organização de diversos partidos. Houve eleições diretas para governadores de estado em 1982. Em 1984, teve início a campanha "Diretas Já". Em 1985, foi escolhido por meio do voto indireto um presidente civil, Tancredo Neves. Em 1 986, foram realizadas eleições para os governos estaduais e para deputados e senadores da Assembleia Nacional Constituinte, que elaborariam a nova Constituição, que foi promulgada em 1988.

3 Porque, além de fazer as reivindicações relativas à condição de diversos setores da classe trabalhadora, o movimento sindical também fazia exigências quanto às liberdades políticas e democráticas de toda a população.

1 . A imagem mostra um cortejo fúnebre com carros militares e soldados passando por uma rua, acompanhado por um grande número de pessoas. Acima há uma faixa com os dizeres "Sempre estivemos de pé e de pé continuaremos na defesa da soberania nacional. Tancredo Neves".

p. 60

2 . Em 1985, Tancredo Neves foi o primeiro presidente civil eleito por voto indireto, após mais de vinte anos de ditadura militar. Como estava com problemas de saúde, não pôde tomar posse e faleceu em 21 de abril do mesmo ano. Quem assumiu a presidência foi o seu vice, José Sarney.

p. 63

1 – Vargas utilizava o futebol para fortalecer sua política populista, oferecendo ingressos para sindicatos e discursando antes de uma partida importante. Já o regime militar utilizou o futebol para despertar sentimentos nacionalistas e esconder o clima repressivo do país.

2 - Prisões, torturas e assassinatos de presos políticos.

3 - A glória dos tricampeões mundiais possibilitou aos brasileiros não sentirem mais vergonha de serem patriotas.

P . 64



México Porfírio Díaz 1876-1911 Ditador, proporcionou prosperidade econômica, mas causou revoltas por conta do regime autoritário e pela permissividade com relação às intervenções estrangeiras.

México Felipe Calderón 2006 até os dias de hoje Candidato da base governista, eleito em 2006, assumiu o poder mesmo diante de acusações de fraudes eleitorais.

Cuba Fulgêncio Batista 1934-1958 Ditador apoiado pelo governo norte-americano, foi deposto com a guerrilha liderada por Che Guevara e Fidel Castro.

Cuba Fidel Castro 1958-2008 Ditador, transformou Cuba em um país socialista, alinhou-se politicamente à ex-União Soviética; está afastado do poder por problemas de saúde.^

Chile Salvador Allende 1970-1973 Presidente do Chile gue governava segundo princípios socialistas, derrubado por um golpe militar.

Chile Augusto Pinochet 1973-1988 Ditador que liderou o golpe contra Allende; perseguiu adversários políticos; permitiu a entrada de capitais estrangeiros; deixou o poder após plebiscito que terminou com o governo militar.

Argentina Juan Domingo Perón 1943-1945 e 1951-1955 Presidente afastado por militares e reeleito, governava com base em uma política populista e nacionalista; deixou o poder após um golpe militar.

Argentina Néstor Kirchner 2003-2007 Presidente eleito, anulou leis que perdoavam crimes ocorridos durante a ditadura, renegociou e saldou as dívidas do país com o FMI.









p. 65



Nenhum comentário:

Postar um comentário