domingo, 16 de fevereiro de 2014

Dicas de estudos


1 . Quatro dicas fundamentais para melhorar os estudos:

 

- Organize seu tempo para estudo, no mínimo, 2 horas diárias, fazendo isso você não irá precisar, necessariamente, estudar nos fins de semana;

- Durma bem, é importante repousar no mínimo 8 horas diárias, uma mente cansada dificilmente conseguirá assimilar bem a matéria estudada;

- Escolha um local agradável para seus estudos, lugares com muito barulho não são recomendáveis, pois você não conseguirá concentrar-se bem no que está fazendo;

- Tenha uma vida saudável, pratique exercícios, alimente-se bem, aproveite as férias e feriados para descansar a mente e voltar ao pique dos estudos no retorno dos estudos.

 

2 . Como estudar?

Aprender não é apenas ter noções básicas sobre determinados assuntos e só, mas é reter o que foi lido, reproduzir e reconhecer uma série de experiências e pensamentos, fazendo necessária a educação da memória.

            Muitas vezes passamos horas estudando um determinado assunto e em poucos minutos mal lembramos do que estudamos, saber educar a memória torna-se então algo indispensável, pois no jogo entre memória e esquecimento, as horas de estudo e de descanso também estão atuando em jogo.

            Algumas práticas podem facilitar no aprendizado e fixar na memória os conteúdos estudados e aprendidos, basta seguir uma série de operações sucessivas e gradativas no tempo.

Repetir o conteúdo aprendido é importante, mas não somente repetir continuamente o que é aprendido como um papagaio.

            Algumas indicações sugerem:

- ler mentalmente e compreender o assunto;

- reler em voz alta;

- concentrar a atenção nos aspectos específicos e nos mais importantes;

- repetir em voz alta ou escrever os conhecimentos adquiridos;

- fazer esquemas que incluem, a seqüência das noções principais e dos detalhes referentes a cada um deles;

- ter uma boa noite de descanso, uma mente cansada pouco aprende e retém conteúdo com dificuldades.

 

3 . Como fazer resumos?

            A grande preocupação de todos estudantes é com a qualidade do seu estudo e qual a melhor forma de armazenar as informações das várias disciplinas estudadas.

Todo o aprendizado – raciocínio, memória depende do cérebro, um órgão do corpo humano que pesa mais ou menos 1,3 quilo e é formado por 100 bilhões de neurônios que possuem a capacidade de se multiplicar mais de 250 mil vezes por minuto nos dois primeiros meses de gestão e cujos prolongamentos parecem uns emaranhados de fios.

            Saber resumir um texto para um estudo posterior facilita na aprendizagem, pois melhora a sua capacidade de se expressar oralmente e através da escrita.

            Fazer resumos não se detém copiar pequenos trechos de livros e da Internet que você considere importante e sim expressar com suas palavras as idéias propostas nos textos lidos.

            Algumas vantagens em produzir um resumo:

- ajuda na organização da matéria estudada;

- permite uma melhor assimilação da matéria, conseqüentemente uma melhor memorização;

- é uma forma de selecionar quais informações são realmente importantes;

- facilita na reorganização dos seus conhecimentos;

- expressar as principais idéias do texto.

 

Um resumo deve ser feito de forma clara e de fácil entendimento, pois mesmo com o passar do tempo você poderá ler o resumo e entendê-lo.

 

4 . Como melhorar seus estudos?

            O Estudo nunca foi tão atrativo na vida da maioria das pessoas, estudar pode ser muito chato e para algumas pessoas perca de tempo, como uma pessoa pode tirar 2 horas estudando se já passa 5 ou 6 horas na escola?

            Este tipo de pensamento é algo muito errado e está presente constantemente em nossas vidas, estudar pode ser mais fácil do que nós imaginamos isso tudo basta reeducar os hábitos.

            Estudar exige força de vontade, paciência, disciplina e domínio de técnicas para que o aprendizado seja feito com eficiência máxima e às vezes dedicando pouco tempo.

            A maioria dos estudantes deixa os estudos tudo para a véspera das provas, apresentações de trabalhos e etc... Uma boa dica é não deixar isso acontecer mais, dedicar duas horas por dia pode ser mais útil do que imaginamos:

            1º Vai retirar aquele Stress que sentimos na véspera da prova, porque são muitos conteúdos e não sabemos por onde começar.

2º Você terá um aproveitamento muito superior do que você tem, já que a cada dia você estará revisando a matéria estudada, assim você terá uma tendência maior a aprender as matérias já em sala de aula (podendo dedicar um pouco menos ao estudo na sala de aula) e diminuindo o ritmo na véspera da prova.

3º Você vai aprender com mais facilidade as matérias ensinadas, compreendendo melhor e memorizando melhor todo conteúdo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário