Loading...

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Atividades sobre Expansão Árabe e Islamismo

1 - “O islamismo é a religião fundada pelo profeta Mohammad no início do século VII, na região da Arábia. O Islã é o conjunto dos povos de civilização islâmica, que professam o islamismo; em resumo, é o mundo dos seguidores dessa religião. O muçulmano é o seguidor da fé islâmica, também chamado por alguns de islamita. O termo maometano às vezes é usado para se referir ao muçulmano, mas muitos rejeitam essa expressão - afinal, a religião seria de devoção a Deus, e não ao profeta Mohammad.”  Gilberto Cotrim

Com base no texto assinale a verdadeira:

a) Os muçulmanos não são obrigatoriamente árabes.
b) As raízes do islamismo são contrastantes com as origens do cristianismo e judaísmo.
c) Os muçulmanos acreditam num Deus diferente dos cristãos e judeus.
d) Os muçulmanos praticam uma religião violenta e muitas vezes extremista.

2 – “Em árabe, Islã significa "rendição" ou "submissão" e se refere à obrigação do muçulmano de seguir a vontade de Deus. O termo está ligado a outra palavra árabe, salam, que significa "paz" - o que reforça o caráter pacífico e tolerante da fé islâmica. O termo surgiu por obra do fundador do islamismo, o profeta Maomé, que dedicou a vida à tentativa de promover a paz em sua Arábia natal.”  Claudio Recco

Leia com atenção:

I. Assim como as duas outras grandes religiões monoteístas – o Judaísmo e o Cristianismo, as raízes do Islamismo vêm do profeta Abraão. O profeta Mohammod, fundador do islamismo, seria descendente do primeiro filho de Abraão, Ismael. Moisés e Jesus seriam descendentes do filho mais novo de Abraão, Isaac. Abraão, o patriarca do judaísmo, estabeleceu as bases do que hoje é a cidade de Meca e construiu a Caaba - todos os muçulmanos se voltam a ela quando realizam suas orações.

II . Alá é simplesmente a palavra árabe para "Deus". A aceitação de um Deus único é idêntica à de judeus e cristãos. Deus tem o mesmo nome no judaísmo, no cristianismo e no islamismo, e Alá é o mesmo Deus adorado pelos judeus, cristãos e muçulmanos.

III . Uma pessoa se torna muçulmana quando proferir, em árabe e diante de uma testemunha, que "não há divindade além de Deus, e Mohammad é o Mensageiro de Deus". O processo de conversão extremamente simples é apontado como um dos motivos para a rápida expansão do islamismo pelo mundo. .

IV . Uma minoria entre os cerca de 1,3 bilhão de praticantes da religião é adepta de interpretações radicais dos ensinamentos de Maomé. Entre eles, a violência contra outros povos e religiões é considerada uma forma de garantir a sobrevivência do Islã em seu estado puro. Para a maioria dos seguidores do islamismo, contudo, a religião muçulmana é de paz e tolerância.

Estão corretas:

a) I, II e III
b) II, III e IV
c) I, III e IV
d) I, II, III e IV
e) II e IV

3 - “Os hábitos estão integrados às culturas, não necessariamente à religião.”
A partir da afirmação acima pode-se aferir, EXCETO:
a) A base da religião muçulmana não determina qualquer tipo de discriminação grave contra a mulher.
b) As interpretações radicais das escrituras deram origem a casos brutais de opressão contra a mulher .
c) Nos países que seguem com rigor a Sharia, e têm tradições contrárias à libertação da mulher é comum a opressão às mulheres.
d) O problema da opressão à mulher muçulmana é causado pela crença islâmica em si que impõe várias restrições às mulheres.

4 - O islamismo, religião fundada por Mohammad e de grande importância para unidade árabe, tem como fundamento:

a) o monoteísmo, influência do cristianismo e do judaísmo, observado por Mohammad entre os povos que seguiram essas religiões;
b) o culto aos santos e profetas através de imagens e ídolos.
c) o politeísmo, isto é, a crença em muitos deuses dos quais o principal é Mohammmad.
d) o princípio da aceitação dos desígnios de Alá em vida e a negação de uma vida pós-morte.
e) a concepção do islamismo vinculado exclusivamente aos árabes, não podendo ser professado pelos povos inferiores.

5 - Os movimentos fundamentalistas, que tudo querem subordinar à lei islâmica (Sharia), são hoje muito ativos em vários países da África, do Oriente Médio e da Ásia. Eles tiveram sua origem histórica:

a) no desenvolvimento do islamismo, durante a Antiguidade na Península Arábica, quando Mao Tsé Tung iniciou o movimento através dos escritos do livro sagrado: “Alcorão”.
b) na expansão da civilização árabe durante a Idade Média, quando o islamismo, unificou os povos árabes e foi a justificativa religiosa para a ampliação dos territórios e a formação de vários reinos árabes-islâmicos no oriente e no ocidente.
c) durante a transição do feudalismo para o capitalismo, depois que o papa Urbano II iniciou o movimento cruzadista a fim de conter o avanço islâmico para o ocidente.
d) no estabelecimento do império Turco-Otomano, com base em Istambul, durante a Idade Moderna.
e) na ocupação do mundo árabe pelos europeus, entre a segunda metade do século XIX e a primeira do século XX.

6 - “Os beduínos do interior organizaram-se em tribos, contrastando com formas de sociedades mais evoluídas existentes no litoral. Todos, porém eram atraídos igualmente para a atividade mais lucrativa da Arábia: o comércio.” Mario Schmidt

Com base no texto acima e em seus conhecimentos, podemos afirmar que:

a) a civilização árabe desenvolveu-se na Península Arábica, especialmente na região litorânea sul e nos oásis
b) os beduínos dedicavam-se exclusivamente a grande produção agrícola e estavam espalhados pelo litoral da península.
c) a inexistência de desertos e a grande abundância de terras férteis da Península Arábica, levou a civilização árabe a desenvolver o comércio
d) não havia guerras e disputas entre as várias tribos do litoral da península e esta sempre foi uma civilização pacífica.
e) o comércio, atividade econômica principal dos árabes somente era realizado no interior da Península Arábica

7 - “Os árabes não formavam um povo unido. Eram divididos em tribos. Cada uma tinha seu chefe, suas leis, sua religião, seus deuses e ídolos. Únicos traços comuns entre eles eram a língua árabe e o culto a “pedra negra”. As tribos frequentemente lutavam umas com as outras. Mas todos os anos, durante quatro meses, deixavam as rivalidades, reuniam-se numa peregrinação a cidade sagrada que transformava-se então num grande entreposto comercial, onde as caravanas faziam seus negócios e se reabasteciam-se de mercadorias.” (DUARTE, Gleuso D)

Utilize o texto acima e seus conhecimentos referente a Arábia pré-islâmica para assinalar a alternativa correta:

a) Antes de Maomé, os árabes viviam divididos em várias tribos e cultuavam o mesmo deus.
b) O mesmo líder político orientava todas as tribos árabes
c) A pedra negra encontrava-se na Caaba
d) Meca era somente o centro religioso dos árabes
e) As tribos árabes falavam línguas diferentes e eram monoteístas.

8 - Utilize o texto da questão anterior e seus conhecimentos referente a Arábia pré-islâmica para assinalar a alternativa correta :

a) as tribos eram rivais umas das outras, mas deixavam as rivalidades de lado durante as peregrinações a Meca
b) na Caaba, os árabes realizavam o culto a Alá
c) ir a Meca todos os anos era o compromisso exclusivo dos chefes tribais
d) para a família Coraixita (que cuidava da Caaba) o politeísmo significava prejuízo, daí o interesse em querer preservar o monoteísmo religioso.
e) a Pedra Negra encontrava-se na cidade de Medina, local em que as diversas tribos realizavam as peregrinações e atividade comercial.

9 - Sobre a formação da civilização muçulmana é correto afirmar que:
a) A Arábia pré-islâmica se caracteriza politicamente pela centralização do poder e pela organização tribal
b) No interior da península da Arábia, o predomínio da economia mercantil possibilitou o contato com a Europa cristã desde o século III
c) Na estrutura social dos árabes não havia diferenças sociais e ocorria grande valorização das mulheres.
d) Antes de Maomé, as árabes acreditavam em vários deuses e eram idolatras (adoravam ídolos).
e) Todas as tribos da Arábia conviviam pacificamente unidas pelo ideal judaico.

10 - “Desenvolvimento comercial e expansão territorial com a formação de um grande Império na Idade Media, aproveitando o caráter guerreiro dos beduínos e a necessidade e a necessidade econômica de expansão comercial e terras férteis. Os preceitos religiosos levaram a solidariedade entre os iguais e o ódio aos diferentes; assim evitaram-se as guerras internas e formou-se a ideologia para o domínio de outros povos.” Claudio Vicentino

a) a partir do texto, relacione a religião com a expansão muçulmana
b) analise a importância de Mohammad é para o povo árabe.

11 - “Durante séculos, as civilizações do Islã foram muito superiores às ocidentais. A combinação de idéias orientais e ocidentais provocou grandes avanços na Medicina, Matemática, Física, Arquitetura e Artes, entre outras áreas. Muitos elementos importantes para o avanço do homem, como os instrumentos de navegação marítima e os sistemas algébricos, surgiram no Islã. Nos últimos séculos, contudo, os povos do ocidente conquistaram a supremacia das novas descobertas. A religião islâmica não pode ser apontada como origem do abismo crescente entre algumas potências do Ocidente e alguns países subdesenvolvidos do Islã. O fundamentalismo muçulmano, contudo, é visto por muitos especialistas como enorme barreira ao avanço destes povos orientais.” Texto extraído do site http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/islamismo/perguntas.html

Com base no texto acima analise a afirmação: “Os muçulmanos são mais atrasados do que os povos ocidentais.”

7 comentários:

  1. ooo sor que postar tambem as nossa provas???husauhasuhsauhsauhasuhsauhsazueeera
    bjão

    ResponderExcluir
  2. Eu precisava saber das cidades importantes nesta epoca e tribos arabes ! se puder me ajude por favor !

    ResponderExcluir
  3. Será que vc poderia passar o gabarito dessas questões??? jane_geografia@hotmail.com brigaduuuuu

    ResponderExcluir
  4. Bom dia.
    Será que você poderia passar ou publicar o gabarito das questões? lalisa.santos@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Fala meu mestre, cade o gabarito ? um abç
    Marcello_fg@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Oi! muito bem bolado essas questões. teria possibilidade de enviar? Desde já agradeço! \o/
    email: wavesalter@gmail.com

    ResponderExcluir