quarta-feira, 2 de junho de 2010

Gabarito para atividades Iluminismo x Antigo Regime

Este gabarito é apenas uma sugestão para suas respostas. Este gabarito é um instrumento para orientá-lo(a) na correção das atividades. Valorize suas ideias e argumentos, portanto verifique se o conceito corrigido está adequado com o gabarito. Se ocorrer dúvida, mande um recado prof.ed.historia@gmail.com

Bom trabalho!



1 . Explique a afirmação: “Voltaire, inimigo encarniçado do cristianismo, é um deísta convicto”

Voltaire é visto como um deísta a partir do momento em que admite a existência de um Deus criador, mas questiona a necessidade das religiões (a razão por si só já é uma via capaz de nos assegurar da existência de Deus, o qual se revela através da ciência e das leis da natureza).



2 . Montesquieu concorda com o absolutismo monárquico? Justifique.

Não, Montesquieu não concorda com o Absolutismo Monárquico, uma vez que, busca um justo equilíbrio entre a autoridade do poder e a liberdade do cidadão. É preciso que “o poder detenha o poder” para que não haja abusos. Por isso a separação dos três poderes (legislativo, executivo e judiciário).

3 . Qual é a verdadeira lei da humanidade para Montesquieu?

A verdadeira Lei da Humanidade para Montesquieu é o uso da “razão humana enquanto governa todos os povos da terra”.

5 . O que foi o Antigo Regime?

O Antigo Regime pode ser entendido como um conjunto de práticas (econômicas, políticas, sociais e culturais) criticado pelos iluministas que propuseram projetos para uma nova sociedade.

ATENÇÃO: no primeiro site que indiquei para pesquisa o Antigo Regime é apontado como um sistema de governo, entretanto, no 2º. Site e na aula contempla a opção apresentada por mim.

6. Dê características do Antigo Regime

a) Política: Monarquias Absolutistas (poder absoluto dos reis).

b) Economia: Coexistência de relações feudais e relações capitalistas, ora em harmonia, ora em conflitos.

c) Sociedade: Divisão da sociedade em estamentos, onde se distinguiam ordens privilegiadas pelo nascimento e camadas desfavoráveis.

d) Cultura: Intolerância religiosa e filosófica. O Estado e a Igreja intervinham na vida das pessoas, não permitindo a liberdade de religião ou convicção filosófica e política. E/ou controle sobre a produção científica.

7 . Por que a burguesia ficou contra o Antigo Regime?

A burguesia ficou contra, pois o Antigo Regime privilegiava os nobres e o alto clero em detrimento da ordem dos camponeses e da burguesia, os quais ficavam encarregados de pagar todos os impostos. Além disso, para expandir as atividades capitalistas era preciso dar liberdade e poder à burguesia, o que não ocorria com a existência das Monarquias Absolutistas.

8 . O que propunham os filósofos iluministas nas áreas

a) Política: Combate ao Absolutismo Monárquico, o qual privilegiava a nobreza e abusava do poder. E/ou propor democracia ou sistema republicano.

b) Economia: Fim do Mercantilismo e da intervenção do Estado na economia.E/ou liberdade para comércio.

c) Sociedade: Igualdade entre todos os cidadãos.

d) Cultura: Liberdade religiosa e filosófica, uso contínuo da razão e busca pelo avanço científico e tecnológico.

9 . Explique como o iluminismo favoreceu o desenvolvimento científico.

O Iluminismo favoreceu o desenvolvimento científico a partir do momento em que pregava o uso contínuo da razão como forma de ver o mundo. Além disso, a burguesia desejava o avanço das ciências e das técnicas, que favoreciam os transportes, as comunicações, a medicina, etc.

10 . Hoje os casos de maus tratos às crianças e desrespeito aos direitos humanos são repudiados pela população e considerados crimes pela Constituição Brasileira atual inspirada nos Direitos Universais do Homem e do Cidadão. No Antigo Regime havia proteção aos direitos humanos? Comente.

Não, no Antigo Regime não havia proteção aos direitos humanos. Não havia constituição ou qualquer código de defesa que protegesse o cidadão. O rei, através de ministros e assessores, baixava leis e organizava a justiça a seu prazer. Além disso, a liberdade não era assegurada a todos, coexistindo a escravidão.

9 comentários: