sexta-feira, 11 de junho de 2010

Atividades para 9 ano EF (parte I)

Para refletir e responder:
1. Muitos filmes do cinema e da tevê tratam como heróis soldados que passam o tempo inteiro matando e destruindo. Nós assistimos a esses filmes desde crianças. Será que eles, sem que percebamos, nos acostumam à guerra? Será que eles nos "ensinam" a aceitar a guerra e a violência, e até nos levam a gostar delas?
2. Quem vai para o campo de batalha sabe que tem uma enorme possibilidade de morrer. O risco é enorme. No entanto, muitas pessoas engajam-se alegremente na guerra. Por que as pessoas aceitam lutar numa guerra? Por que não se recusam a matar e morrer?
3. "(...) imperialismo é hoje um termo desmoralizado, sendo-lhe atribuído sempre um sentido pejorativo." (AZEVEDO, António Carlos do Amaral. Dicionário de nomes, termos e conceitos históricos. 2a edição, revista e ampliada. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997, p. 230.) Nos dias atuais, ainda existe alguma ação de qualquer Estado que possa ser considerada imperialista?Justifique.

Arte – primeiras décadas do séc. XX
O cientista húngaro Géza Szamoszi é professor de Física e crítico de música erudita e de arte. No texto a seguir, ele escreve sobre as mudanças revolucionárias na ciência e nas artes do início do século XX:
"Foi no princípio do século XX que um novo tempo e um novo espaço foram inventa¬dos. (...) Investigando o velocíssimo fenômeno da propagação da luz, em 1905, Einstein criou a teoria especial da relatividade. Essa teoria tornou obsoletos [antiquados] muitos dos conceitos básicos de tempo e espaço clássicos. (...)
As artes visuais passaram por uma revolução semelhante. Pintores do início do século XX também estavam preocupados com problemas do espaço e aparência visual. Eles sentiram que as formas então aceitas de representar o espaço e as formas espaciais eram inadequadas para acomodar suas novas ideias. (...) Seu método e seu estilo tornaram-se conhecidos como 'cubistas'. (...)
Quanto ao sentido de tempo, foi também desafiado e transformado com as mudanças que se realizaram na música ocidental. Tal como na Física e na pintura, as mudanças no século XX foram radicais. (...) O lançador dessa ousada inovação [musical] foi Arnold Schoenberg e a data foi 1908. (...)
A nova estrutura mental do tempo e espaço simbólicos criou um novo mundo (...) e tornou as formas de toda arte e ciência do século XX radicalmente diferentes de qualquer coisa que tenha existido anteriormente. Ela foi a fonte de muito daquilo que veio a ser chamado de 'modernismo' pelos historiadores culturais." (SZAMOSZI, Géza. Tempo & espaço. As dimensões gêmeas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1988, pp. 14-17.)
A partir do que é apresentado pelo autor do texto acima, procure responder:
1. Existe alguma relação entre o desenvolvimento das artes e da ciência no começo do século XX?
2. Que mudança importante em comum aconteceu na Física e nas artes por volta de 1905-1908?
3. Qual era a preocupação dos pintores cubistas?
4. Em qual das artes houve uma transformação radical do sentido de tempo?
Atividades para refletir e responder
1. As pessoas que viveram as duas primeiras décadas do século XX sentiram grandes transformações no mundo no modo de entender a realidade. Cite duas grandes mudanças históricas que ocorreram nesse período.
2. Leia esta frase: "O artista não deve se importar com a sociedade em que vive. Porque a arte é uma coisa pura, que nada tem a ver com o mundo, com a política ou com o gosto das pessoas". Esse tipo de pensamento representa bem o ideal dos artistas modernistas
3 . Existem pessoas que gostam de arte, mas detestam estudar ciências. Também existem os que adoram matérias científicas, como Matemática e Biologia, e não ligam para nenhuma arte. Leonardo da Vinci, o famoso gênio do Renascimento italiano, era grande pintor, engenheiro e cientista. Einstein revolucionou a Física, mas também gostava de tocar violino. O físico Heisenberg amava o jogo de xadrez, mistura de lógica, arte e combate. A partir disso, você pode debater: a criação artística tem alguma coisa a ver com a criação científica? Uma mente muito racional é incapaz de apreciar a beleza? Uma pessoa artística e sensível é capaz de compreender o raciocínio científico?
4 . As artes, a literatura, o teatro e o cinema podem ajudar a transformar a sociedade em que vivemos? Apresente argumentos para justificar sua opinião.
5 . As pessoas de hoje apreciam as artes? O que a maioria considera mais agradável: ir ao clube, bater papo numa praça ou visitar uma exposição de pinturas no museu? É importante a pessoa se interessar pela arte? Ou não? O desinteresse pelas artes traz alguma consequência para o indivíduo ou para a sociedade?
6 . É correto que o governo brasileiro gaste dinheiro conservando museus e promovendo exposições de arte enquanto existem tantos problemas sociais? A fome de arte e de beleza é tão importante quanto a fome de comida? Ou não tem praticamente importância nenhuma?

4 comentários:

  1. Profº , tive muitas dificuldades para postar o vídeo sobre a copa do mundo, e apenas hoje na aula de informatica com auxilio da ProfªDaniela consegui resolver o problema, tentarei postar o mais breve possível.
    Fábio

    ResponderExcluir