1ª. série – gabarito para o módulo O sistema colonial
Tópico 1
p. 10 – 1) a e b - todas as informações solicitadas pela pergunta estão claramente expressas no enunciado
p. 11 – 2) A
3) 0 Estado português não soube reinvestir os lucros obtidos nos primeiros tempos da exploração colonial. Os reis gastaram em igrejas e prédios suntuosos o dinheiro que deveriam ter usado para consolidar o comércio e para iniciar o desenvolvimento das manufaturas. Dessa forma, deixaram escapar grande parte do que arrecadavam com a exploração de um vasto império colonial.
4) C
5 ) A
Tópico 2
p. 21 – 1) D
p. 22 – 2) a- Todas as mercadorias coloniais deveriam obrigatoriamente en¬trar na Espanha pelo porto de Cádiz.
b- Para evitar o contrabando de metais preciosos.
3) a-A autonomia política permitida aos colonos ingleses.
b- A autonomia política local, característica do self-government, foi o germe da organização federativa que persiste até hoje nos Estados Unidos.
4) A
Tópico 3
p. 33 – 1) D
2) As doenças propagadas pelos europeus; as guerras; a excessiva exploração do trabalho: a fome: a destruição dos valores culturais.
3) a-Exerciam dupla função: reafirmar a cultura indígena e resistir à exploração e à imposição da cultura européia.
b- Da união dos índios em torno da idolatria surgia a resistência que se opunha aos interesses espanhóis.
4) 0 aluno deve apontar detalhes do que lhe chama a atenção nas imagens e indicar que a primeira cria uma imagem favorável para a escravidão (escravos bem alimentados, bem vestidos, fazendo festa), enquanto a segunda apresenta uma imagem cruel, com pessoas subnutridas, praticamente nuas, cansadas etc.
5) Os castigos físicos serviam, sobretudo, para deixar bem claro a condição de submissão do escravo diante do senhor e para tentar dominar pelo medo aqueles que quisessem se rebelar.
Tópico 4
p. 44 – 1) C
2) O trecho é: "Os flamengos recolhiam o produto [açúcar] em Lisboa". Essa observação deixa claro que o fundamento do exclusivo comercial - que os colonos só podiam vender seus produtos aos comerciantes e navios portugueses - estava sendo respeitado, porque o açúcar saía do Brasil e chegava a Lisboa em navios lusitanos, somente então era recolhido pelos holandeses.
3) B
4) Portugal: entrou em crise econômica porque perdeu sua grande fonte de lucro, o açúcar produzido no Nordeste brasileiro; Brasil: perdeu a condição de principal produtor internacional de açúcar e viu iniciar o processo de empobrecimento dos senhores de engenho; Holanda: utilizando as técnicas aprendidas no Brasil, montou a agroindústria de açúcar nas Antilhas e ganhou o mercado internacional para o seu produto.
5) A
Nenhum comentário:
Postar um comentário